PDFImprimirE-mail

Sociodramas

 

Sócio = Amigos + Drama = Ação
Ação entre Amigos.

O Protagonista é o Grupo.

Procedimento que permite a investigação psicológica dos papéis sociais dos grupos ou instituições envolvidas. O sociodrama possibilita intervir na vincularidade de grupos instrumentais, tais como grupos de trabalho, comunidades etc. O Sociodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por Jacob Levy Moreno (1889-1974).

Um dos objetivos do Sociodrama é desenvolver o desempenho e o treinamento de papéis, estimulando a espontaneidade e a criatividade, mobilizando os grupos e o sujeito para vivenciarem a realidade a partir do reconhecimento do outro com suas diferentes experiências. As experiências e os conflitos dos componentes do grupo  propiciam uma ação afetiva, efetiva e ativa, acarretando a busca de soluções práticas e reais para as questões abordadas, a criação de novas alternativas e respostas será o resultado da participação de todos os componentes do grupo.

NO Processo e a na Ação Sociodramática utilizam-se de Intervenções Psicossociais: Desempenho de Papéis, Treinamento de Papéis, Jogos Empresariais, Jogos Dramáticos, Teatro Espontâneo/Criação e Sociodrama, instrumentalizando a aprendizagem e a estrutura criativa de toda a organização.

Como o Sociodrama possui uma fundamentação ativa, saímos do âmbito da palestra para trabalharmos com os próprios sujeitos em ação, o que torna o trabalho mais abrangente e efetivo em seus resultados. Além das ações já especificadas, poderão ser postos em prática debates e transmissão de informações sobre temas sugeridos pelo grupo.

Jogos Dramáticos São jogos que utilizam da metodologia sociodinamica, ou seja, da ciência da interpretação do estudo profundo dos grupos e da sua estrutura dinâmica. Os jogos apadrinham o trabalho de “relaxado campo” favorecendo a investigação psicológica dos papéis sociais abrindo para o desenvolvimento da espontaneidade e criatividade. Através dos Jogos Dramáticos é possível:

  • Propiciar melhor convivência, aumentar a autoestima e ampliar a visão disciplinar e prática do trabalho em equipe.
  • Estimular ensinando técnicas específicas, transformando situações atuais em melhores condições de vida.
Referencias Bibliográficas:
CAMPOS, M.G. de Carvalho- Apostila Módulo Básico- Curso de Pós Graduação em Psicodrama.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo, Editora Cultrix, 1984- Tradução: Álvaro Cabral.
------------- Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1974. Tradução: Dr. Antonio C. Mazzaroto Cesarino Filho.
YOZO , Yudi K. Ronaldo - 100 Jogos Para Grupos. São Paulo, Editora Agora .1996