Teatro de Criação
A trupe DK já foi uma maneira de viver a vida. Hoje, é uma maneira de trabalhar com grupos diversos e um entendimento profundo sobre as relações interpessoais.
A proposta é oferecer novas direções para os grupos de uma forma geral. É treinar novos olhares para uma situação já desgastada e, às vezes, até violenta para quem a vive. É desenvolver novas maneiras do corpo entender uma situação exaustiva. É ampliar uma situação aparentemente individual para sua complexidade social. É propor novos olhares que ajudem no processo de evitar singelas explorações cotidianas. É ajudar a manter a singularidade e a intensidade das experiências mais importantes.
O teatro é uma ferramenta para ajudarmos as pessoas de um grupo a atingir objetivos diversos, complexos que se conectem com a proposta de um grupo específico.
Sempre a partir e no cuidado de respeitar o interesse e o ritmo de cada participante, convidamos as pessoas a construírem conosco as histórias e os objetivos daquele grupo.
Como as pessoas participam? Apenas observando, explorando novas maneiras de falar, aquecendo-se com impactos estéticos, vivendo novos personagens, explorando novos ângulos de vida e, principalmente, exercendo uma micropolítica a partir do objetivo implícito deste trabalho: a possibilidade de observar o novo, a experiência de construir algo juntos, sempre novo, diferente, inusitado, coletivo.
Trabalhamos dentro de uma proposta interativa, onde o grupo dirige, modula, quebra, reformula, redireciona, cria, modifica os aspectos, visões e possibilidades daquele grupo.
Realizamos trabalhos em Empresas, Escolas, Universidades, Comunidades, Hospitais e instituições em geral.
Alguns dos objetivos:
> Reformular ideias;
> Acessar espontaneidade;
> Ressignificar experiências;
> Revisitar valores;
> Descristalizar visões;
> Ampliar perspectivas;
> Quebrar a rigidez de ideias e conceitos.
Que maneira de trabalhar é essa?
A TRUPE DK espera mostrar pelos movimentos do corpo os movimentos da alma. Somos convictos da leveza da intimidade quando compartilhada com segurança e cuidado. Somos indignados com a crueldade do privado que nos deixa isolados e artificiais, em um caminho contrário a nossa verdadeira arte “natural” de nos relacionar:
"O homem é movido pelo instinto de relação."
Portanto, propomos uma maneira diferente de sentir e viver, a partir do teatro, os movimentos de grupo. Temos como ideal que todos possam ser o protagonista do seu próprio (psico) drama.
Querendo ousar muito, acreditamos na ideia de recolocá-los como co-participantes do trabalho, e não mais meros espectadores como, aliás, nos comportamos em vários âmbitos de nossas vidas.
Sim, a proposta é terapêutica e de criação de novas possibilidades, de liberdade à espontaneidade e, também, um lugar para que sua história, tão significativa, possa abrir caminhos nos desejos e anseios de outras pessoas. Todos temos muito o que contar, escutar e aprender.
Esta é a proposta da TRUPE DK.