[ Voltar ]PDFImprimirE-MailvCal/iCal
Curso - Cuidador de Idosos
Data:
Ter 06.Ago.2013
Local:
IMPSI
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1289, Savassi, Belo Horizonte, MG.
Contato:
Fernanda Marinho Corrêa
Telefone:
(31)3241-4229

Outras informações

Em parceria com o IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama promovem o curso de capacitação para acompanhantes terapêuticos de idosos.

Curso teórico e prático, com carga horária de 30 horas, que visa formar acompanhantes para atender as necessidades dos idosos em períodos de fragilidade e vulnerabilidade. A capacitação possibilita ao profissional lidar com idosos dependentes, acamados,ou em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção, sendo elas o domicílio ou as instituições.

O acompanhante tem papel fundamental quando se trata de promoção de saúde e ação profilática. Pela via dos seus cuidados, o profissional proporciona ao idoso um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional. A ocupação é reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2001, sendo considerada de extrema relevância para o Brasil, quepossui cerca de 15 milhões de pessoas idosas, que demandam por profissionais qualificados e sensíveis as suas necessidades.

O envelhecimento saudável está diretamente relacionado à existência de laços afetivos satisfatórios que preservem o bem-estar do idoso. Para tal, é necessário que ao redor do paciente exista um ambiente acolhedor, estimulante, e acima de tudo confiável. Uma possibilidade criativa e diferenciada para o cuidado do idoso é o acompanhamento terapêutico, em que o acompanhante realiza intervenções no cotidiano do idoso, com objetivo de readaptar ao social de quem dele se afastou. Pela via do acompanhamento terapêutico, o tempo livre é preenchido com atividades de maior significado pessoal.

Responsável: Fernanda Marinho Corrêa CRP: 04/23.376
Encaminhamos para o mercado de trabalho.
Investimento: R$ 220,00
Telefone: 32414229

 

Mini currículo

Psicóloga clínica formada pela PUC Minas – Psicodramatista - Mestre em Psicologia Clínica pela UFMG. Atua no seu consultório particular com atendimento de adultos e idosos. Leciona no curso de acompanhantes terapêuticos de idosos, e encaminha as cuidadoras para o mercado de trabalho.